Logo

Saiba quais fatores influenciam na valorização de um imóvel

Ao iniciar uma busca para fazer a compra de um imóvel ou até mesmo para quem está tentando vender ou alugar uma residência, é normal encontramos uma grande variação de preços. Com o mercado imobiliário em constante mudança, são diversos os fatores que interferem na valorização de um imóvel, como a economia do país, mudanças culturais ou comportamentais e situações extraordinárias como o caso da pandemia.

Para entender melhor estas variantes e como elas funcionam é preciso considerar o imóvel como um investimento, e a partir daí estar atento às suas peculiaridades. Observando tendências de mercado e tomando os devidos cuidados para evitar prejuízos, já que a valorização de uma propriedade pode estar em constante mudança.

No blog de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre quais são estes fatores e de que maneira eles influenciam na valorização de um imóvel.

Localização

Fator decisivo na hora da escolha de qualquer imóvel, a localização é um dos itens que mais influenciam na valorização residencial. Isto acontece porque as pessoas tendem a priorizar algumas regiões específicas da cidade de acordo com a praticidade para resolver questões do dia a dia, maior mobilidade, acesso a transporte e até mesmo segurança. Sendo assim, a proximidade ao centro e a bairros mais nobres acaba deixando o imóvel mais caro.

Tamanho do imóvel

Tão influente quanto a localização, o tamanho e a estrutura do imóvel devem entrar neste cálculo de variantes. Os imóveis mais novos e menores, por exemplo, costumam contar o preço por m², fazendo com que o tamanho influencie diretamente na variação de preços. Assim como a vista do imóvel e a estrutura oferecida, como em casos de condomínio que inclui áreas comuns com piscinas, academia, salão de festas, quadras, vagas de garagem, elevador etc.

Documentação

Fator imprescindível para fazer qualquer negócio, as documentações do imóvel precisam estar em dia, visto que, propriedades com imposto pagos e regularizados são mais valorizadas no mercado. Imóveis com dívidas e atrasos nas taxas além de ficarem depreciados, podem ser vendidos ou alugados por um valor inferior e a longo prazo acabar saindo mais caro para o comprador/ inquilino. Portanto antes de fechar um negócio esteja sempre alerta na hora de conferir a documentação.

Condições do imóvel

A variante neste caso diz respeito ao estado em que o imóvel será entregue e a necessidade ou não de reforma. Para que a propriedade se mantenha valorizada é preciso que ela seja entregue no melhor estado possível, para isto muitos proprietários investem em reformas, tanto para manter a estética do ambiente em dia, como para fazer a manutenção de algumas funções. As funcionalidades básicas precisam estar em ótimas condições, em casos de condomínio, por exemplo, é preciso prestar atenção em cada detalhe, checando espaços inclusive da área comum.

Junto de todos estes fatores que citamos a cima, é preciso considerar a conjuntura do país e do mercado imobiliário, tendo em mente que estas variações econômicas e sociais também influenciam na valorização de um imóvel. Após analisar estas questões práticas é hora de procurar aquele apartamento que mais se adequa a sua situação. Procurando um imóvel legal, em boas condições e prontinho para você morar? Venha para a construtora JMC e conheça nossas opções.